SOBRE A PELE

A importância do cuidado específico

Parece simples. Você sai renovada do banho, pronta para hidratar o seu corpo; então por que não usar o creme para o corpo em seu rosto, certo? Errado. Acredite ou não, produtos para cuidados com a pele são especialmente formulados para diferentes partes do seu corpo. Isso significa que o que é bom para seus pés, costas, pernas ou mãos não necessariamente será bom para o seu rosto. Na verdade, 9 entre 10 vezes, produtos que não são para o rosto irão prejudicar a sua face. Não comprou a ideia? Aqui está o que você pode esperar:

Poros Entupidos

Você não usaria massa corrida para pintar as paredes do seu quarto, usaria? Imagine o resultado. Bem, usando loção corporal em seu rosto seria basicamente a mesma coisa. Loção corporal deve ser aplicada em partes mais espessas encontradas abaixo do seu pescoço e colo, onde pode penetrar nos poros em que a umidade se dissipou. Se você aplicar um hidratante como este em seu rosto, podem aparecer poros entupidos. Isso pode ocasionar cravos e acnes.

Pele Irritada

A maior parte dos produtos (hidratentes, sabonetes, limpadores etc) contém fragrância e por isso o aroma é tão bom quando saímos do banho. Contudo, esses aromas geralmente não são não-comedogênicos. Essas adições de fragrâncias ao produto podem irritar seu rosto e até causar cravos. O resultado é uma pele vermelha, manchada e com coceira. Procure produtos que tenham um nível de fragrância muito menor do que os produtos para o seu corpo.

Pele Seca

Os níveis de pH têm um papel importante para uma pele saudável, hidratada e radiante, especialmente a pele da face - pH significa “potencial de hidrogênio”. A barreira da pele, que é conhecida como manto ácido, é responsável por manter a oleosidade e a hidratação enquanto bloqueia germes, poluição, toxinas e bactérias. O manto ácido da sua pele deveria ser levemente ácido com um pH por volta de 5,5, mas quando está muito alcalino, a pele se torna seca e sensível. Isso mantém sua pele lutando contra as enzimas que destroem colágeno e causam rugas e flacidez.

Usar sabonetes no rosto que são para outras partes do corpo irá desestabilizar o pH. Isso pode fazer com que sua pele fique seca e com escamas, mesmo que ela seja normalmente oleosa e com propensão à acne. Um limpador que é formulado especialmente para sua pele irá manter os seus níveis de pH e suas defesas em alta. Claro que é um investimento extra, mas é a melhor alternativa.

Infecções

Por ultimo, mas não menos importante, se sua pele é sensível, cremes e limpadores para o corpo usados no rosto podem causar infecção. Ela geralmente se manifesta na forma de erupção cutânea. Isso porque produtos desenvolvidos para a face são feitos especificamente para esta região. Se você usa um produto que não seja hipoalergênico em uma parte do corpo diferente àquela que destinava, prepara-se para os problemas.

Stephanie K. Smith é uma escritora freelancer. Seus textos apareceram em sites que vão desde CNN.com até National Lampoon, assim como programas de televisão para Fox, CBS, The CW e Legendary Television. Ela mora em Los Angeles com seu filho, Dash e sua gata Fred.

http://www.stephanieksmith.com/