A história e os caminhos de um perfume

O perfume é uma força poderosa no ritual de beleza. Através dele, somos notados e deixamos nossa marca. Dizem que ele é tão pessoal quanto nossa assinatura: um verdadeiro cartão de visitas. Mas o que você sabe sobre este universo tão particular?

A história da perfumaria e da humanidade se misturam, com fragrâncias que marcaram época, ditaram moda, comportamentos e costumes. Tudo começa na Antiguidade, com a descoberta do fogo – a busca do divino, através da fumaça aromatizada. Daí surge o nome: Per (pelo, através) + Fumum (fumo, fumaça). Já na Idade Contemporânea e o surgimento das indústrias, nasce a era da perfumaria moderna, como conhecemos hoje.

Como um perfume é criado
Tudo começa nas mãos de um perfumista, os responsáveis por transformar emoções em aromas. Junto a uma grande equipe, eles convertem tendências, desejos e associações em fragrâncias.

Já as matérias-primas são, comumente, uma combinação de ingredientes naturais e sintéticos, junto a base alcoólica e água. Os óleos essenciais, naturais e puros, são extraídos da natureza – o que inclui os óleos de flores, folhas, cítricos, cascas, madeiras, sementes e raízes. Atualmente, alguns odores raros são reproduzidos em laboratórios com precisão.

Caminhos olfativos
Na perfumaria feminina, são mais comuns os florais, frutais, adocicados, chypre, cítricos, gourmand, florientais, orientais e amadeirados. Já nos perfumes masculinos, predominam os cítricos, aromáticos, orientais, amadeirados ou fougère. Entenda mais sobre cada um deles:

Cítricos: Óleos essenciais obtidos por meio da extração das cascas de frutas cítricas. Trazem frescor, impacto e difusão.

Fougère: Essência masculina, caracterizada por um acorde específico de notas cítricas, lavanda, gerânio, cumarina, madeiras ou musgo. Estrutura responsável por frescor, impacto e volume.

Florais: Mono florais ou uma complexa combinação de flores (bouquet floral). São importantes para trazer feminilidade, corpo, volume e long lasting ao perfume.

Amadeirados: Óleos essenciais obtidos de diversas madeiras, cascas de árvores ou raízes.

Florientais: Uma evolução da família floral, que combina ingredientes cremosos sensuais, sem perder a floralidade feminina. Trazem feminilidade, corpo, volume e long lasting.

Orientais: Notas que evocam o antigo oriente, como baunilha, incenso, mirra e bálsamos. Trazem sensualidade, volume e long lasting.

Chypre: Contém grande quantidade de madeira de patchouli, notas musgosas e animais. Família de ingredientes exóticos, ajuda na construção de perfumes marcantes, principalmente pela sua incrível performance na pele.